terça-feira, 22 de julho de 2014

Talvez não seja uma mar de rosas, talvez seja.


E um dia a gente cresce, e descobre que tudo o que a nossa mãe falava era verdade, realmente a vida ensina. Pode ser meio doloroso, talvez como um choque, um tapa na cara. Ela te faz chorar de madrugada, baixinho quando ninguém está vendo, por que você não quer que ninguém veja as suas fraqueza, pois é, isso parece vergonhoso demais. A vida também nos mostra que ela não é feita só de mar de rosas, que não era só sua mãe que mentia quando seu peixinho morria, para não te ver chorar. As pessoas mentem, e não é só para te proteger da morte do peixinho, elas nem pensam na palavra proteção, elas não pensam em proteger os seus sentimentos, pelo contrário elas o ferem. Isso dói, é claro que dói, mentira em geral dói, por que no final você sempre descobre a verdade, descobre que o peixinho não nadou pelo ralo, ele morreu, e você chora, não só pelo peixinho, mas pela mentira da sua mãe, e a dor vem em dobro. E então você supera a morte do peixinho, talvez até em minutos, quando sua mãe promete te dar outro, mesmo sabendo que o fim será o mesmo e que essa mesma cena vai se repetir. 
E então, os anos passam, e a vida traz os primeiros namoradinhos, aqueles de escola, e sua mãe percebe que você está diferente, querendo passar batom para ir pra escola, ou então usar aquela sandália nova que sua mãe comprou para você passear, e você começa a se interessar pelas aulas de português, louca para aprender a escrever um recadinho para ele, e então você aprende e escreve, com aquelas letrinhas tortas, falhas, meio fora da linha. E sabe o que é pior? Ele corresponde, e vocês dão o primeiro beijinho na bochecha, andam de mãos dadas no recreio, e ele divide o lanche dele com você, e quando você acha que a vida esta sorrindo pra você, ela mostra que só esta te testando,te provando, te preparando. O seu namoradinho? Ele se muda de cidade, e você fica sabendo disso através da professora, dessa vez, sua mãe não vai prometer te dar outro, pelo contrário, ela diz que te avisou, que você era muito nova, que isso nunca daria certo, que você não passava de uma criança. E esse foi o seu primeiro choro a noite, escondida da sua mãe, antes de dormir. E os anos passam e vem os amigas, as amigas que sua mãe e as professoras dizem que vai ser amizade pra sempre, você também diz isso, elas também dizem isso.E você pede para a sua mãe fazer um bolo por que elas vão vir brincar de boneca com você depois da escola, pede um vestido novo para ir para o aniversário da sua amiguinha, e diz que quer levar um presente lindo pra ela. E então sua amiguinha conhece outra, e te esquece, esquece completamente, para de ir na sua casa brincar de boneca, muda de mesa na sala de aula, e você volta a chorar escondido. E os anos passam, e a vida vai testando, aprovando umas, reprovando outras, até que um dia, você diz CHEGA, e ela te mostra que pode te dar motivos pra sorrir, que é só você querer, e você diz que sim, que você quer. E ela te mostra, que um brincar com o seu cachorro pode te trazer mais felicidade do que observar um peixinho solitário no aquário, que você não precisa de meninos,moleques para ser feliz, que você pode ser feliz sozinha, e quando e começar a amar, ai sim ela vai preparar alguém a tua altura, que não vá embora no seu primeiro piti.
E amigos? Há claro, ela vai preparar uns dois ou três, não precisar ser muitos,acredite, esses vão bastar. Vão bastar para estar contigo nas horas felizes, nas festas, nos casamentos, churrascos, passeios,mas também vão estar contigo nas lágrimas, e nos momentos de dor. E chorar a noite? Há não posso te prometer que isso nunca mais vai acontecer, por que uma hora ou outra acontece, mas isso não vai mais ser rotina, sua rotina vai ser cair na cama e dormir relembrando cada momento do dia . Sabe por que? Por a felicidade é feita em detalhes,e quem cria esses detalhes é você! Desde um bom dia na rua para um estranho, uma moeda para um morador de rua, sair com o rosto pintado de gatinho, ou uma placa com dizeres bonitos " mais amor por favor", um sorvete de um real pra ti, e uma colher pra dividir ele com uma criança, um abraço apertado, um papo furado na fila do banco. Faça o seu dia perfeito. E sim, seja feliz, por que a vida sempre te dá motivos para sorrir é só você perceber quais são eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário